quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Idéias / Associados


Idéia Eco-saúde 2 – Saúde e laranjas: Indignação de um Profissional da Saúde e, sobretudo, Cidadão

Fazendo uma analogia natural, comparo o nosso sistema de saúde com duas laranjas apodrecidas. A primeira das laranjas pertence ao sistema de saúde pública, o qual já está falido e completamente apodrecido faz muito tempo.

A segunda, fazendo novamente a analogia com essa saborosa fruta cítrica, corresponde a nosso sistema privado de saúde. Dessa vez, vamos dividi-la em duas bandas, ambas também podres.

A primeira banda consiste nos planos de saúde, completamente insensíveis quanto à realidade financeira de ambos, profissionais e usuários, tendo como objetivo o máximo lucro, utilizando-se do máximo de propaganda (muitas vezes enganosa) e o mínimo de sensibilidade social.

A segunda banda da laranja é constituída pelos profissionais da área de saúde que em diversas situações escorregam eticamente, executando procedimentos geralmente desnecessários, facilitando o uso e o abuso de exames laboratoriais, de imagens e outros. Esses escorregões, que inicialmente o profissional fazia na tentativa de equilibrar o seu orçamento doméstico, aos poucos se tornam um hábito e, de um ato de pura sobrevivência, transformam-se em uma estratégia altamente lucrativa.

O resultado dessa triste realidade é a existência de um sistema de saúde privado, caro, ineficiente e mesma fatal em muitos casos para os usuários.

Agravando a situação ainda mais, esperamos longos períodos para sermos atendidos nas clínicas especializadas para realizar os exames realmente importantes a nossa saúde.

Esperamos semanas ou meses, mas, para o nosso conforto, sentados em poltronas em nossas casas quando fazemos parte da previdência privada. Quando não temos esse relativo privilégio, como usuários da rede pública de saúde, esperamos pacientemente e às vezes extremamente revoltados e cansados nas filas intermináveis na frente dos hospitais do Governo.

Temos de nos conscientizar, refletindo criticamente, e passarmos para ações que possam modificar (e rapidamente) essa situação calamitosa das duas laranjas apodrecidas.

José Augusto Silveira, Dentista, Prof. Universitário e Pres. PV/Cidade do Rio de Janeiro

28/10/2011


Idéia Eco-saúde 1 – O significado do presente, do passado e do futuro para o planejamento de tratamento do idoso

Apesar da tendência atual de vivermos intensamente e de uma maneira única o tempo presente, a fim de que possamos fazer um planejamento adequado em odontogeriatria ou qualquer outra especialidade da área de saúde, o passado e o futuro têm importância vital para que o tratamento seja eficiente e sustentável, e resulte em conforto e saúde biopsíquico-social em seu mais amplo significado.

O conhecimento do passado de nosso paciente vai nos indicar seu perfil psicológico, logo sua capacidade de adaptação a fatores externos tais como qualquer tipo de prótese; já suas características somáticas indicarão o seu perfil imunológico, humoral (hormônios) e outros. O futuro terá de ser imaginado como a evolução das características existentes no passado e atualizado no presente para que possamos atuar dentro do conceito de um processo (dinâmico e evolutivo).

Enfim, acredito que a percepção dos três momentos de tempo, vistos de uma maneira integrada, é essencial no planejamento adequado do tratamento de nossos pacientes com história de vida longa, ou seja, os que hoje consideramos como de terceira ou quarta idade.

José Augusto Silveira - 03/10/11

0 comentários:

Postar um comentário