quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Projeto "Utilização de implantes ósseointegrados de corpo único para próteses totais removíveis em idosos"


Título: “Utilização de implantes ósseointegrados de corpo único para próteses totais removíveis em idosos”.

Projeto vinculado a Unidade de Atenção Odontológica ao Paciente Geriátrico
Aprovado pelo Corpo Deliberativo do Departamento em 29/08/2001
Aprovado pela Congregação em 10/10/2001


Coordenador:

MS. José Augusto Ramos da Silveira

Colaboradores:

Dr. Nélio Victor de Oliveira
Drª. Vilma Azevedo da Silva Pereira
Drª. Maria José Santos de Alencar
CD. Luíz Carlos Mota
Dr. Paulo Ségio Zaidan Maluf - Fundação Serson


Unidade:

Faculdade de Odontologia da UFRJ
Departamento de Prótese e Materiais Dentários
Unidade de Atenção Odontológica ao Paciente Geriátrico


Introdução

Segundo previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizadas no início dos anos 90, no ano 2020 os indivíduos com mais de 65 anos deverão ser, no Brasil, cerca de 8 milhões e no ano de 2020 cerca de 17milhões e 400mil. No momento em que o Mundo atravessa um período de extrema dificuldade na gestão de seus recursos, definindo políticas para a aplicação destes nas diferentes áreas, é preciso que sejam alocadas verbas, desenvolvidas e adotadas tecnologias para atendimentos odontológicos terciários de baixo custo e tempo de execução adequado aos pacientes geriátricos.

Deve-se considerar a grande rarefação de centros de atendimento aos pacientes geriátricos em nosso País, bem como o grande número de edêntulos, que em algumas áreas atingem até 20% da população, sobretudo na faixa etária a partir de 65 anos.

Na área odontológica a situação é crítica, pois há necessidade de conjugarem local e instrumental apropriados para atendimento do paciente, com um recurso humano extremamente raro em nosso País, ou seja, o odontólogo com formação especializada para o atendimento a este grupo de pacientes.

A Unidade de Atendimento Odontológico ao Paciente Geriátrico da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro é um dos Centros de Estudos e Referência, junto com a Geriatria do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, que realiza intervenções odontológicas terciárias nos pacientes idosos em clínica especializada e em hospital.

1 comentários:

No Brasil existem vários profissionais especializados em áreas como implantologia e estomatologia mas sempre acontece que alguns são melhores que outros e não sempre é fácil achar aos melhores da área.

Postar um comentário